Nos tempos modernos é muito importante escrever bem. Escrever bem é saber expressar idéias clara, rápida e persuasivamente. Uma boa redação revela a capacidade de raciocínio e esforço pessoal - mesmo para aqueles que têm mais facilidade.

TENHA EM MENTE QUE O TEMPO DO LEITOR É LIMITADO
· No trabalho, lembre-se de revisar seus documentos antes de encaminhá-los para os seus chefes imediatos. O mesmo cuidado deve ser observado nas correspondências particulares. Seu trabalho é o espelho de sua capacidade!
· Observe o princípio da Qualidade Total, que significa “fazer sempre certo da primeira vez”.
· Lembre-se de que aquilo que você escrever deve ser entendido na primeira leitura.
· Se você quiser que seu trabalho seja lido e analisado por seus superiores, seja breve. Quanto menor o texto, maior a chance de ser lido por eles.
SAIBA AONDE VOCÊ QUER CHEGAR
Antes de redigir, se possível faça um esboço, listando e organizando suas principais idéias e argumentos. Ele lhe ajudará a não se desviar da questão central. Lembre-se de ordenar as idéias de forma coerente e lógica.
TORNE A LEITURA FÁCIL E AGRADÁVEL
Os parágrafos e sentenças curtos são mais fáceis de ler do que os longos. Mande “e-mails”, ofícios ou cartas, não romances. Para enfatizar, sublinhe sentenças e enumere os pontos principais.
EVITE USAR "CLICHÊS"
· Use suas próprias palavras.
· Clichê - O último, mas não menos importante...
· Direto - Por último...
EVITE O USO DE ADVÉRBIOS VAGOS
· Evite advérbios não esclarecedores, como "muito", "pouco", "razoavelmente".
· Vago - O projeto está um pouco atrasado.
· Direto - O projeto está uma semana atrasado.
USE UMA LINGUAGEM SIMPLES E DIRETA
· Evite o jargão técnico e prefira as palavras conhecidas. Não esnobe o seu português.
· Jargão - Input, Output.
· Português comum: fotos, informações, resultados.
ACHE A PALAVRA CERTA
Use palavras que você conheça exatamente o significado. Aprenda a consultar o dicionário para evitar confusões. Palavras mal-empregadas são percebidas facilmente por um bom leitor e depõem contra você.
NÃO COMETA ERROS DE ORTOGRAFIA

Em caso de dúvida, consulte o dicionário (alguns podem ser até mesmo instalados no computador) ou peça a alguém para revisar seu trabalho. Uma redação incorreta pode indicar negligência de sua parte e impressionar mal o leitor.
NÃO EXAGERE NA ELABORAÇÃO DA MENSAGEM
Escreva somente o necessário, procurando condensar a informação. Seja sucinto, sem excluir nenhum ponto - chave.
ATAQUE O PROBLEMA
Diga o que você pensa sem rodeios. Escreva com simplicidade, naturalidade e confiança.
EVITE PALAVRAS DESNECESSÁRIAS
· Escreva o essencial. Revise e simplifique.
· Não escreva: plano de ação, fazer um debate, estudar em profundidade no evento de, com o propósito de, a nível de diretoria.
· Escreva: plano, debater, estudar, se, para, pela diretoria.
EVITE ABREVIAÇÕES, SIGLAS E SÍMBOLOS
Sempre que utilizar uma sigla pela primeira vez, o seu significado deve vir a seguir, entre aspas. Exemplo: “o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial)”, ...
NÃO SE CONTENTE COM O PRIMEIRO RASCUNHO
Reescreva. Revise. Acima de tudo, corte. Quando se tratar de um trabalho importante, faça uma pausa, entre o primeiro e o segundo rascunho, de pelo menos uma noite. Volte a ele com um olhar crítico e imparcial.
Ao computador, uma dica que pode e deve ser utilizada é manter os rascunhos em uma pasta criada especificamente para isso. Nomeada, portanto “Rascunho”. Para concluir o trabalho, após todas as correções e eventuais modificações feitas no texto, salvar o mesmo arquivo na pasta adequada. No seu editor procure usar uma fonte legível, se com possível com a seguinte formatação de margens: Margem esquerda: 3 cm (aconselhável). Margem direita: 2 cm. Margem superior: de 2 cm . Margem inferior: de 2 cm .
Nenhum comentário:
Postar um comentário