terça-feira, 14 de outubro de 2014

Atenção e cuidados ao dirigir !

A vida está mais complicada, no trânsito, principalmente nos grandes centros. Nossa segurança está comprometida. E sabendo disso as pessoas devem procurar se proteger de todas as formas. Não que se torne uma paranóia, mas há alguns aspectos fundamentais na proteção de nossas vidas. Há, no meu entender, muita hipocrisia e falhas nas leis de trânsito, uma vez que obrigam passageiros de veículos de passeio a usar cinto de segurança. E nos ônibus e vans? Não haveria necessidade disso também? E todos não deveriam andar sentados? Nas cidades interioranas a falta de fiscalização impera: nada praticamente é obedecido em relação ao trânsito. Motociclistas sem capacete, levantando às vezes a família inteira e pouco respeito às regras estabelecidas.  

DIREÇÃO DEFENSIVA

Quando estamos na direção de um veículo há uma complexidade de atos reflexos que adotamos, como olhar para os espelhos retrovisores a cada intervalo de sete segundos, instintivamente, observar com atenção a sinalização de trânsito, conferir a situação do veículo através dos indicadores do painel, como a velocidade, temperatura do motor, fechamento das portas, quantidade de combustível, o tempo, distâncias percorridas, dentre outros. Puxa! Tudo isso e ainda dirigir corretamente! Não é muita coisa? Claro que não!  

O QUE DISTRAI A ATENÇÃO DO MOTORISTA

Além dos reflexos condicionados, há acessórios que certamente distraem a atenção do motorista, como a utilização do equipamento de som, do ar-condicionado, as entradas de ar, os vidros com controle elétrico e para algumas situações o GPS (sistema de controle por satélite).

O uso do telefone celular é um destaque à parte. Além de ser proibido e penalizado pelo Código de Trânsito Brasileiro, fazer uso do celular divide sua atenção! E pode causar acidentes sérios, tirar sua própria vida ou a de terceiros. Tenha responsabilidade e não use o celular enquanto conduz um veículo. Ou então pare em local adequado.

E como fazer tudo isso e ainda: conservar o carro na estrada, a uma distância prudente de outros veículos, observar a sinalização existente, os outros veículos na mesma via e os eventuais descuidos de pedestres, ciclistas, animais que atravessam a pista e conseguir “escapar” ileso?

DIRIGIR MERECE MUITA ATENÇÃO

Espere! Preocupações também com as lombadas, o excesso de foto-sensores para controlar a velocidade nas estradas e nos multar caso não os obedeçamos! E ainda, para completar, as conversas ao dirigir, quando os passageiros esquecem que nós, condutores do veículo, já lidamos com tantas coisas. E o motorista deve ser preparado para saber conduzir veículos nas cidades, onde normalmente o trânsito é mais complicado, mas as velocidades são menores e também na estrada, quando em viagens os limites de velocidade são aumentados e consequentemente as situações de perigo ocorrem em um tempo mínimo!

O cérebro humano é mesmo uma máquina quase perfeita. Consegue processar tantas informações ao mesmo tempo – e às vezes dirigindo em alta velocidade. Bom saber que até os 80 quilômetros por hora um veículo pode ser controlado. Mas acima disso as chances de sucesso vão diminuindo proporcionalmente ao aumento da velocidade empregada. Prestar atenção, olhar para a estrada, conversar o estritamente necessário, não relaxar na segurança, fazem parte de meu lema, de minha conduta ao dirigir.  

Manter uma direção defensiva também faz parte do processo. O que vem a ser isso? Pensar na possibilidade de algo acontecer! Como? Ao avistar uma pessoa, um animal, uma motocicleta ou qualquer coisa que possa interferir no seu trajeto, reduzir a velocidade e admitir a possibilidade de eles entrarem inadvertidamente em seu caminho!

O LUSCO-FUSCO

Ao cruzar com veículos em vias estreitas reduzir a velocidade. Manter os faróis com luz baixa nas mesmas situações, quando dirigindo em períodos noturnos. Respeitar os perigos do lusco-fusco (o que é isso?) quando ao amanhecer as luzes do carro não iluminam a rodovia suficientemente e a luz do dia também não! E ao entardecer a mesma coisa acontece: a luz do dia não ilumina direito a estrada e a luz do carro também não é o suficiente.

O cansaço, a acomodação dos músculos quando se dirige por longos períodos, também são fatores de risco. Costumo fazer paradas básicas de duas em duas horas! Andar um pouco, esticar as pernas, lavar o rosto. E prosseguir com mais segurança.

MENTALIZE ESSES ASPECTOS

A pressa é inimiga da perfeição, todos sabem disso. Mas o por é que os acidentes nunca avisam que vão acontecer!

Oriente seus familiares e ensine desde cedo a seus filhos a observar essas regras que certamente vão ajudar o seu anjo da guarda na tarefa de protegê-lo. Só rezar e dizer “Maria vai na frente” certamente não vão ser suficientes! Peça a ajuda de Deus não para dirigir por você, mas para que você consiga a desempenhar uma condução responsável por onde dirige! E... Acho que nem precisa mais dizer que bebida não combina com volante de carro...

Nenhum comentário: