Série: TV Ceará, Canal 2 - Capítulo III
* João Ribeiro da Silva Neto
Breve histórico da TV
Ceará
A TV Ceará Canal 2, dos Diários Associados foi fundada em 26 de novembro de 1960, sendo a primeira emissora de televisão do Ceará e uma das primeiras do Nordeste. Após vinte anos de existência e produção de inúmeros programas, lamentavelmente foi extinta em 1980. Um período que deixou muitas saudades e lembranças para todos e que revelou inúmeros artistas cearenses, inclusive para a cena nacional.
De minha parte também
foi uma época marcante, pois em minha vida musical participei de dois programas
da emissora, como músico do Conjunto Musical Big Brasa e também produtor
musical. Pude conhecer muitas pessoas do meio artístico e fiz muitos amigos. E compartilho tudo com
vocês para juntos recordarmos estes bons tempos.
Nesta série, entretanto, gostaria de transmitir para vocês informações e impressões de minhas próprias vivências, pelos corredores, estúdios, programas da TV Ceará, contatos com praticamente todas as equipes de produção e técnica, motivo deste documento. Fatos talvez interessantes para muitos e um toque na memória de outros que também estiveram comigo nesta jornada.
Muitas lembranças da TV Ceará, Canal 2
Tempos marcantes em minha memória, de quando trabalhei na TV Ceará Canal 2 com o nosso Conjunto Musical Big Brasa! Ao idealizar esta série, nos diversos capítulos o leitor verá fragmentos do acervo do Conjunto Big Brasa, assim como tudo aquilo dos programas de televisão que participamos, e também alguns trechos de meus três livros sobre o Conjunto Big Brasa e a minha Vida Musical (1999 e 2017), com destaque para as participações nos programas de televisão, além de incluir também algumas imagens encontradas na Internet e outras pertencentes ao acervo Big Brasa.
Em minhas lembranças estão os nomes de pessoas que ficaram firmemente marcados, dos quais relaciono alguns ilustres, como o da própria Ayla Maria, Neide Maia (que foi uma gentil admiradora de todos que integravam o Conjunto Big Brasa), Karla Peixoto, Emiliano Queiroz, Antônio Mendes (Toinho), Emiliano Queiroz, Ary Sherlock, o Aderson Maia (“Dedeco”, na época diretor de imagens) João Ramos, Marizete Batista, o apresentador Augusto Borges, dentre outros.
Esta série continuará no Capítulo IV com mais fatos e memórias interessantes sobre a TV Ceará, contendo os seguintes tópicos:
- Os amigos da parte técnica
- Os diretores de imagem e
os operadores de câmeras
(*) Nota: esta série tem os créditos autorais pertencentes a João Ribeiro da Silva Neto (Beiró), músico
instrumentista, de formação acadêmica, Sonoplasta e Produtor Musical, dirigente
do Conjunto Musical Big Brasa, de Fortaleza, Ceará. O autor, como escritor,
produziu também três livros sobre a Música no Ceará no período da Jovem Guarda,
nos quais discorre sobre a Música em sua vida e sobre a participação do
Conjunto Musical Big Brasa no cenário musical cearense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário