quarta-feira, 26 de novembro de 2014

As redes sociais, os blogs e suas finalidades

 Blogs no Portal Messejana, de Fortaleza - Ceará
Com a internet e a criação e desenvolvimento das redes sociais as pessoas comuns e também as famosas receberam um local para se comunicar. E ainda podem manter seus canais de comunicação através de seus blogs. Com objetivos diversos, cada um as utiliza da forma que lhe convêm. Uns propagam mensagens otimistas, a torto e a direito, outros mencionam suas religiões, orações e alguns participam apenas para assistir, para curtir. As imagens chamam a atenção dos participantes, que não se interessam muito pela leitura de algo que exceda poucas linhas.

Um dia desses perguntei a um colega o que ele achava de um dos artigos de meu blog. E ele, após de ter lido todo o texto de uma página, disse: “acho que está muito grande”. E eu retruquei: “eu acho que não”... Complementando que a abrangência de cada tema ficaria muito prejudicada com tão poucas palavras. E continuo assim. Nem tanto, nem tão pouco. E continuo escrevendo do mesmo jeito. Estou muito feliz com o Blog do João Ribeiro e gostaria que mais pessoas o seguissem!

A maior descoberta que fiz nas redes sociais foi a de meus familiares, parentes e amigos mais distantes e a facilidade de compartilhar com eles fotografias, vídeos, que jamais seriam de seu conhecimento. E no trabalho os recados que podem ser deixados nas caixas de mensagem, que também são úteis.

Outra coisa que aprendi rapidamente é não interferir na postagem de outros, no sentido de policiar suas postagens que me desagradavam. Uma das vezes li um comentário de uma garota conhecida recheado de asneiras e palavrões. Como achei que aquilo “não combinava” com o que eu conhecia dela, fiz um comentário a respeito e recebi uma resposta que considerei grosseira demais, Dizia: “aqui é minha casa e eu falo o que quiser. Os incomodados que se retirem”. E simplesmente foi o que eu fiz. Não saí da casa dela (que era a rede social), mas a excluí da minha lista de amigos, simplesmente.

Em uma época de minha vida profissional de músico e de televisão conheci muitas pessoas, fiz contatos variados. E assim hoje, com o auxílio das redes sociais (falo especificamente do Facebook), posso reencontrar alguns.

Criei e curto muito um grupo destinado a agregar as pessoas que gostam dos Anos 60, da Jovem Guarda. Chama-se “Big Brasa, Os Faraós E Os Rataplans - Anos 60/70!”

 

A participação nele me agrada e várias outras pessoas solicitaram seu ingresso e participam com suas contribuições, alguns comentários e curtidas. Temos a chance de receber postagens diversas sobre um mesmo tema. Tudo isso além do prazer de receber, de vez em quando, novos amigos, músicos ou não, que gostam demais dos Anos 60, que conheceram o Conjunto Big Brasa, Os Rataplans, Os Faraós e outros bons grupos daquele período.

É minha intenção, depois de algum tempo, colocar em um livro todos os artigos de meu blog. O título poderia ser “Fragmentos”, pela diversidade dos assuntos abordados. Seria um modo de registrar as ideia para filhos e netos, quem sabe. Outra ideia seria colocar as melhores postagens musicais em um blog específico, de modo a facilitar seu encontro ou pesquisa. 


2 comentários:

Unknown disse...

Muito bom o artigo amigo João Ribeiro, você esta de parabéns e continue assim com esse pensamentos e idéias maravilhosa. Bjos amigo.

Blog do João Ribeiro disse...

Obrigado Aline, pelo incentivo. Espero que você aproveite algumas ideias!