quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Como planejar sua viagem – algumas dicas e cuidados essenciais!

Não que eu seja um perito no assunto, nada disso. Mas algumas experiências poderão ser válidas para aqueles que pretendem viajar. Prestem atenção ao conteúdo e marquem aqueles pontos que mais lhe chamaram a atenção. Não basta que você apenas leia. Precisa executar as ideias para que tudo saia cem por cento.

Primeiramente faça um Planejamento de sua viagem. Responda para si mesmo para onde deseja viajar! Isso evita de certa maneira as imposições que recebemos pela carga de propagandas de pontos turísticos, de locais etc. Depois que você escolher isso parta para o básico:

Vai viajar de carro, de ônibus ou de avião?

Para cada alternativa de transporte existe uma série de questionamentos. Se for de carro terá que fazer uma revisão bem apurada das condições do veículo, inclusive segurança e documentação. Depois disso procurar saber a situação das rodovias que vai percorrer, distâncias, pontos de apoio etc. Uma boa é ter um GPS para se orientar melhor nos locais a serem visitados. Os cuidados com a sinalização das rodovias e respeito às regras de trânsito são fundamentais.

No caso de ônibus as preocupações e cuidados serão outros. A bagagem, comprar as passagens de modo que sua família ou amigos fiquem pertos e os cuidados nos desembarques para lanches durante o trajeto para não perder o transporte! Isso já ocorreu com muita gente sabida...

Sua viagem vai ser nacional ou internacional?

Se for internacional não esqueça de tirar seu passaporte, que é o documento principal e único para usa identificação no exterior que utilizará em todo o percurso. Entre no site da Polícia Federal e agende um dia para isso. Faça com pelo menos três meses de antecedência e não compre suas passagens antes de receber o passaporte para não ter surpresas desagradáveis. Se a viagem for nacional ou pelos países do MERCOSUL a identidade (RG) será suficiente, desde que esteja em bom estado e ter sido tirada há menos de 10 anos...

Viajar de avião é diferente. Depois de escolher a companhia aérea que ofereceu as melhores ofertas e ter comprado suas passagens, não esqueça de incluir, no ato da compra, um seguro de saúde! É muito importante, pois nunca se sabe o que poderá acontecer e dessa forma você estará mais resguardado.

Faça o “check-in” pela internet!

Uma comodidade a mais e você economizará tempo em filas nos aeroportos. Munido dos dados de sua compra e dos localizadores dos vôos (números que as companhias fornecem junto com as passagens compradas) e de seus documentos de identificação, entre no site da companhia e realize com segurança o check-in. No mesmo momento você poderá imprimir os bilhetes das passagens e receber através de seu e-mail todos os dados de sua compra. Mantenha esses e-mails no seu celular porque eventualmente você poderá precisar deles.

Cuide para que a bagagem não exceda os limites de peso! Informe-se no site de sua companhia sobre isso. E mais: a bagagem de mão não poderá conter líquidos com volume superior a mais de 100 ml. Objetos cortantes também não são permitidos. Por razões de segurança, as normas determinam quais os itens que não são permitidos no transporte aéreo. Os agentes de segurança do aeroporto têm o direito de solicitar a remoção de quaisquer itens da sua bagagem de mão ou registrada.

Em todos os casos faça antecipadamente um resumo contendo os pontos turísticos ou locais que você pretende visitar e conhecer. Uma dica: quando se vai pela primeira vez a uma cidade grande recomendo contratar um “city tour” através de uma operadora conhecida. Evite contratar esse tipo de passeio através de agenciadores locais para não cair em nenhuma fria.

Para a comunicação com seus companheiros de viagem você poderá usar o Skype ou então o conhecido Whatsapp, quando estiver ao alcance de redes wifi abertas. Será muito útil também se alguém se perder do grupo. E a última: não se esqueça de andar com o endereço do hotel ou local que você está - inclusive os telefones!

Nenhum comentário: