terça-feira, 4 de junho de 2019

Profissionalismo, simplicidade e autenticidade

Três importantes palavras, cada uma com um significado profundo e capaz de definir talvez uma existência completa de maneira exemplar e digna. 

Profissionalismo: o aprendizado básico, a educação familiar e todo o estudo que fazemos para a vida nos trazem um conceito ideal do profissionalismo, com todas as suas características. Temos assim um indivíduo pronto para as atividades laborais de qualquer natureza exercendo os pontos chaves de uma profissão. Assim, a ética, o respeito ao próximo e um caráter bem formado são alguns dos pilares de um bom profissional.

Simplicidade: palavra muito importante cujo sentido é utilizado por todos aqueles seres iluminados, sábios, mestres, a simplicidade faz toda a diferença no trato com as pessoas, as tornando mais benquistas por todos e despindo toda e qualquer camada de orgulho que eventualmente possa nos alcançar. O ato de ser simples, como alguns podem imaginar, não significa desleixo nos afazeres e sim, muito ao contrário, uma preocupação instintiva de ligar-se ao próximo de maneira não afetada, com linguagem acessível à todas as pessoas. Por exemplo, quando temos um jurista falando com um leigo no assunto as explicações logicamente devem ser de fácil entendimento. Do mesmo modo, quando um músico vai se expressar sobre harmonia, para quem não é profissional, não deve usar termos complexos e sim explicar em palavras e terminologia de fácil entendimento.   

Autenticidade: a par destas duas palavras muito importantes, como o profissionalismo e a simplicidade, aparece outra que no meu modo de pensar tem um valor muito alto, que é autenticidade. Além de seus outros significados, a autenticidade ainda pode se referir ao comportamento ou atitude de alguém. Neste caso, esta palavra representa um comportamento tido como exemplar, onde a pessoa demonstra ser “autêntica”, verdadeira, sincera, pertinente e honesta com os demais e normalmente significa que é digno de confiança e dono de um bom caráter. Mas para mim, ser autêntico é refletir a sua mente com o objeto, se fossemos falar em lógica, espelhando sempre a sua verdade para o próximo.  

Forma-se como acima comentado um verdadeiro trio de ouro que deve ser transmitido para todos e usado por quem deseja na vida maior iluminação ou aperfeiçoamento!  

Nenhum comentário: