Sabe o que é 
Qualidade Total? Para que serve? E o benefício de seu 
emprego?
É uma maneira fácil 
para realizarmos nossas tarefas de modo a facilitar as atividades de um conjunto 
de pessoas, de uma casa, de uma empresa, de um time de futebol, enfim, de 
qualquer atividade que você pense! Eis um modo simplificado e eficaz que aprendi 
durante minha vida e que gostaria de compartilhar com vocês! 

Existem muitos 
cursos, estágios e treinamentos voltados para a Qualidade Total. São todos 
longos, pagos e caros, na maioria das vezes. Umas pessoas dizem que a Qualidade 
Total foi “inventada” por americanos, mas somente os japoneses a usam 
efetivamente. 
Deixando de lado a 
brincadeira, vamos ver em rápidas palavras como você vai assimilar este conceito 
que mudará sua vida, de sua empresa ou de qualquer área que você atue. 
Um dos conceitos 
originais de Qualidade Total 
A gestão da qualidade 
total (em língua inglesa "Total Quality Management" ou simplesmente "TQM") 
consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da 
qualidade em todos os processos organizacionais. É referida como "total", uma 
vez que o seu objetivo é a implicação não apenas de todos os escalões de uma 
organização, mas também da organização estendida, ou seja, seus fornecedores, 
distribuidores e demais parceiros de negócios. Compõe-se de diversos estágios, 
como por exemplo, o planejamento, a organização, o controle e a liderança. 
O Conceito acima é 
abrangente e complicado demais para meu gosto. Também achou complicado? Então 
vou definir o conceito de Qualidade Total em apenas uma frase. É impossível? 
Não! Leia abaixo:
A minha definição: 
“Qualidade Total é fazer certo da primeira vez”
O que significa isso? 
Vou explicar utilizando um exemplo banal, mas que pode ser transferido para 
todas as atividades que você quiser!
Imaginemos que uma 
pessoa está digitando um documento para sua empresa e na pressa de logo entregar 
para seu chefe imprime tudo rapidamente e logo apresenta seu trabalho. O chefe, 
ao ler o documento, encontra um ou mais erros de digitação ou outros erros e 
devolve o documento para ser refeito, com as devidas correções. 
Muito bem. O que 
houve neste caso? E eu respondo: falta do emprego da Qualidade Total! O servidor 
que agiu deste modo teria que retornar a seu computador e refazer todo o 
trabalho. Gastou tempo, papel, tinta e ainda não conseguiu o seu o objetivo! E 
na melhor das hipóteses ele teria um computador só para ele... Em algumas 
empresas o micro poderia estar sendo usado por outra pessoa... E das duas, uma: 
o cara espera o outro terminar o serviço ou o interrompe dizendo que seu 
trabalho tem prioridade para a chefia... 
Imagine esta situação 
sendo repetida inúmeras vezes! O servidor ficará certamente desacreditado por 
seu chefe, que pensará: “... puxa, todas as vezes que eu peço um serviço para 
fulano ele me entrega errado... Nunca acerta...” Qualquer hora ele chamará 
outro, dará preferência ou fará um teste com outra pessoa, para que seus 
resultados sejam alcançados sem erros e mais rapidamente. E você “dançou”, como diz a gíria.  
Então, ao executar 
qualquer tipo de atividade, procure “fazer certo da primeira vez”. E 
assim terá aprendido esta lição, se promovendo como profissional e valorizando a 
sua eficiência, para si próprio e para as outras pessoas. 
Execute suas tarefas 
de forma a não ter que repeti-la por motivos de erros banais. Uma letra 
faltando, um espaço a mais ou a menos, um erro de acentuação... Ao “terminar” o 
seu trabalho releia tudo e confira detalhadamente. Na realidade você só 
terminará a tarefa quando o texto solicitado para digitar for lido pelo seu 
chefe e aprovado! Aí sim, aquela tarefa acabou. Enfim, procure o aprimoramento 
em tudo o que faz! 
Imagine o exemplo 
acima com qualquer outra tarefa: limpeza de uma casa, conserto de um carro, 
organização de seus pertences, documentação etc. Até para escovar os dentes é 
preciso usar o conceito de qualidade total. Pense em outros casos que a frase 
dará certo. 
Se você gostou do 
tema divulgue este texto para seus amigos ou colegas de empresa. 
Procure sempre “fazer 
certo da primeira vez”!  
 
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